cover
Tocando Agora:

Por que Ana Carolina lança a gravação ao vivo do show em que canta Cássia Eller em um tempo tão lento e tardio?

Capa do EP ‘Ana canta Cássia – Ao vivo – Vol. 2 ’, de Ana Carolina Divulgação ♫ OPINIÃO ♩ Alguma coisa parece fora da ordem fonográfica mundial...

Por que Ana Carolina lança a gravação ao vivo do show em que canta Cássia Eller em um tempo tão lento e tardio?
Por que Ana Carolina lança a gravação ao vivo do show em que canta Cássia Eller em um tempo tão lento e tardio? (Foto: Reprodução)

Capa do EP ‘Ana canta Cássia – Ao vivo – Vol. 2 ’, de Ana Carolina Divulgação ♫ OPINIÃO ♩ Alguma coisa parece fora da ordem fonográfica mundial em relação ao registro do show Ana canta Cássia – Estranho seria se eu não me apaixonasse por você. O show estreou em 22 de setembro de 2022 e foi gravado em 7 de maio de 2023 – há quase dois anos! – e, no entanto, somente hoje, 4 de abril de 2025, Ana Carolina lança o segundo EP com seis músicas extraídas do registro audiovisual feito em apresentação na casa Tokyo Marine Hall na cidade de São Paulo (SP). O primeiro EP saiu em 9 de setembro de 2024 – dia do 50º aniversário da artista mineira – com outras cinco músicas. A distância de sete meses entre um EP e outro reforça a sensação de que Ana Carolina lança esse registro fonográfico em um tempo demasiadamente lento e tardio, fora de sintonia com a velocidade da era digital. É claro que Ana Carolina é artista surgida em outros tempos e que pode e deve se recusar a entrar no ritmo insano de um mercado fonográfico cada vez mais volátil e dominado por lançamentos fugazes. Ainda assim, paira no ar uma sensação de anormalidade em relação ao lançamento da gravação ao vivo desse show em que a cantora abordou o repertório de Cássia Eller (1962 – 2001). Até porque a turnê, em tese, terminou em outubro de 2024. Sem falar que Ana Carolina já está há seis anos sem apresentar álbum autoral gravado em estúdio com músicas inéditas. O último, Fogueira em alto mar, foi lançado em 2019. Enfim, já passa da hora de a cantora reacender a velha chama para atiçar os sinais de fogo do ótimo início da carreira.